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dc.contributor.authorPodolak, Luciana Calisario da Silvapt_BR
dc.contributor.otherBaratter, Marystela Assispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-08T12:46:34Z
dc.date.available2019-02-08T12:46:34Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51937
dc.descriptionOrientador : . Marystela Assis Baratter Sanchespt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de Gestão por Competências para o setor de RH do Instituto Federal do Paraná, que envolve o processo de seleção de servidores Técnico-Administrativos em Educação, num primeiro momento a proposta destina-se ao cargo de Assistente em Administração, buscando alocar o candidato de acordo com suas competências e conhecimentos na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná. O rabalho iniciou-se a partir de pesquisa documental e análise da política de ingresso no IFPR, da legislação brasileira em relação ao cargo de Assistente em Administração nas Instituições Federais de Ensino, análise das atividades desenvolvidas pelos Assistentes em Administração dentro da PROGEPE, identificação dos fatores que têm influenciado o desenvolvimento de atividades dentro do setor e a situação dos servidores no desenvolvimento de tarefas e também se pesquisou como a análise de currículo e histórico profissional do servidor, atrelada a execução de atividades tende a ser mais produtiva para a instituição em especial no que tange às políticas públicas. Propor mecanismos necessários, para que através da Gestão de Competência, seja possível a análise dos documentos que demonstrem atividades já desenvolvidas pelo indivíduo, tais como, currículo e experiência profissional e que se relacionem diretamente com a natureza e complexidade do cargo. Suprir uma organização com bons profissionais significa, antes de qualquer coisa, identificar as potencialidades de cada um deles, seus comportamentos, seus valores, formação, histórico profissional etc., relacionar as atividades que precisam ser desenvolvidas e alocar as pessoas de acordo com essa identificação. A aplicação da Gestão por Competências permitirá ao IFPR, após a aprovação no concurso público, levantar o perfil comportamental do servidor, conhecer suas experiências anteriores, suas aptidões, sua capacidade de agir de acordo com objetivos, sua identificação com os valores da organização e assim atrelar o desempenho profissional aos conhecimentos, habilidades e atitudes deste novo servidor. No contexto organizacional em questão, a partir da análise de entrevistas semiestruturadas, identificou-se um número significativo de assistentes em administração com potenciais subutilizados, normalmente funcionando como mero executor de atividades e constatou-se que o fator alocação por competência é a possibilidade de identificação com o trabalho que executam ou possam vir a executar. Os principais resultados deste trabalho demonstram que através do modelo de Gestão por Competências, é possível conseguir um melhor desempenho e qualidade de serviço, procurando alocar o servidor em setores de acordo com suas experiências e ainda implantar uma educação permanente, através de treinamentos e desenvolvimento, para o melhor desenvolvimento do trabalho dentro do setor de Gestão de Pessoas.pt_BR
dc.format.extent179 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Paranápt_BR
dc.subjectServiço Público - Administração de pessoalpt_BR
dc.titleGestão por competências na gestão de pessoas do Instituto Federal do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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