Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Letícia Gislainept_BR
dc.contributor.otherSalino, Rita Estelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T23:38:25Z
dc.date.available2021-10-07T23:38:25Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51935
dc.descriptionOrientadora: Rita Estela Salinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo visa analisar a vivência das educadoras sobre as mudanças ou persistências no que diz respeito ao cotidiano da divisão entre família e trabalho. Apresenta-se um levantamento histórico por meio de autores e autoras referente às lutas pela igualdade de gênero e as conquistas ao longo dos últimos anos. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de entrevistas com oito educadoras na faixa etária entre 20 a 50 anos, do Colégio Estadual do Campo Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 552 alunos na cidade de Lapa. Os relatos evidenciaram que as educadoras possuem visões diferenciadas em relação á vivência do gênero por se tratar de gerações específicas. Os dados da pesquisa de campo são confrontados com aportes teóricos e com políticas públicas de gênero e que vêm sendo implantadas recentemente. Os resultados demonstram que as educadoras usufruem de certas conquistas. No entanto, reconhecem que são responsáveis por cumprir obrigações do trabalho, da maternidade e das atividades domésticas. Diante deste cenário, evidencia-se a persistência da desigualdade de gênero.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectEnsino - Professores e alunospt_BR
dc.subjectJornadas de trabalhopt_BR
dc.subjectMulheres - Trabalhopt_BR
dc.titleVivências de mulheres trabalhadoras da educação : mudanças ou persistênciaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples