Práticas discriminatórias e exclusões de gênero e diversidade no ambiente escolar : preconceito e evasão
Resumo
Resumo : O ambiente escolar brasileiro é composto pela diversidade cultural levando-se em conta a dimensão territorial, os aspectos socioeconômicos e as formas de colonização. O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões a respeito da importância de estimular professoras e professores a estarem alerta às práticas exclusivas e discriminadoras que permeiam o ambiente escolar, assim como a necessidade de constituir práticas pedagógicas que garantam um ambiente escolar seguro e que estejam voltadas ao desenvolvimento das diversas identidades individuais garantindo a permanência e igualdade de oportunidades às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Podendo ilustrar a importância da ação de educadores junto a suas alunas e seus alunos, para além dos conteúdos obrigatórios e formais, buscando uma pedagogia mais humanizada. Para isso, partiremos de uma atividade pedagógica específica e da análise dos discursos produzidos por alunos de duas turmas do Ensino Médio que relataram suas experiências pessoais de momentos em que se sentiram excluídos no ambiente escolar em contextos que passam muitas vezes despercebidos pelos educadores, ou que são relegados frente ao currículo oficial.