dc.contributor.author | Almeida, Giliane Duarte de | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Rosa Maria Frugoli da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T21:12:48Z | |
dc.date.available | 2021-07-29T21:12:48Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51902 | |
dc.description | Orientadora : Rosa Frugoli | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo reflete questões de gênero e educação. Analisa rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos, identificando se alunos do 1º ano do ensino fundamental aceitam as fronteiras de gênero determinadas pela sociedade. Por meio de método qualitativo e quantitativo, analisou-se 118 crianças, sendo 62 meninos e 56 meninas em aulas de Educação Física. Situações propositais foram colocadas para identificar manifestações de comportamentos dos discentes conforme suas atitudes e opções de brincadeiras. Constatou-se em porcentagem, que os rompimentos ocorrem em maior número com meninos do que meninas; que parte dos alunos quando presenciam outra criança rompendo os padrões socialmente determinados de escolha de brincadeiras revelam atitudes de rejeição a este fato e justificam com conteúdos sexistas; que há crianças que rompem sem se importar com o que os colegas manifestam; e que um percentual de crianças manifesta receio nas opções da brincadeira e tentam disfarçar que estão rompendo os padrões esperados. Conclui-se a necessidade de se trabalhar questões de gênero na escola revisando conteúdos esteriotipados estabelecidos na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Engenharia social | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Conduta | pt_BR |
dc.subject | Sexo - Diferenças | pt_BR |
dc.title | Escolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |