A escola integral e a formação para a diversidade
Date
2016Author
Suave, Thiago Benevenutti
Metadata
Show full item recordSubject
Familia - Aspectos sociaisOrientação sexual
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A educação se encontra em um processo de ressignificação de sua função devido à nova realidade social e das famílias, com isso o processo de discussão das questões a cerca da diversidade se fazem cada vez mais necessárias. O presente trabalho vem discutir os objetivos da disciplina de Cultura e Movimento e sua função no debate sobre as questões de diversidade, partindo da formação oferecida pelo governo do Estado de Santa Catarina em relação à reformulação da proposta curricular que traz as questões de diversidade como um dos seus eixos principais. O trabalho foi desenvolvido com os alunxs do 5º ano do ensino fundamental, dialogando sobre as relações de gênero e diversidade com eles por meio da aplicação de atividades práticas e de reflexão. Durante o trabalho fica evidente que as questões relacionadas a gênero e diversidade são essenciais e devem estar presentes no currículo escolar. Assim, foi possível perceber que é viável que a escola possa contribuir para a construção de uma sociedade igualitária a partir de intervenções pedagógicas constantes e reflexivas.