A importância da regulamentação de projetos de ensino da língua portuguesa aos imigrantes haitianos
Resumo
Resumo: A imigração haitiana no Brasil se intensificou significativamente nos últimos anos e com isso surgiu a necessidade de que estes imigrantes fossem integrados na sociedade brasileira. Entretanto a barreira linguística do não entendimento do idioma português dificulta a comunicação e a inclusão social dos mesmos. Diante deste fato, entende-se que o ensino da língua portuguesa aos imigrantes viabiliza a comunicação e compreensão da nova sociedade em que estão vivendo e, desta forma, como cidadãos, tenham mais oportunidades, principalmente de trabalho, e, para muitos, a continuidade dos estudos. Para este artigo realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e participação direta na execução do Projeto Viver Cidadão na cidade de Blumenau, cujo objetivo é ensinar a língua portuguesa aos imigrantes haitianos, e, através deste projeto, verificar como se articularam ações direcionadas à inclusão social. Necessariamente, a concretização perpassa primeiramente pela sua constituição, depois a execução em si, com a participação dos alunos, dos docentes, da cooperação da assistência social do município, porém sem certificação e reconhecimento desta aprendizagem pelas redes públicas de ensino.