• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ROSETI SCHINDWEIN.pdf (970.9Kb)
    Date
    2016
    Author
    Schlindwein, Roseti
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Crianças com deficiência - Educação
    Inclusão educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O presente artigo tem como problemática de investigação verificar se uma determinada escola inserida no município de Itajaí realiza a inclusão dos/as alunos/as com deficiência no contexto dos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo é investigar o processo de inclusão partindo das questões relativas à acessibilidade oferecida aos/as alunos/as com deficiência bem como o processo de ensino aprendizagem a que fazem parte. A metodologia do estudo é de caráter quali- quantitativo sendo a investigação realizada através de observações das atividades escolares e da aplicação de questionário às professoras e agentes de apoio em educação especial. O trabalho teve apoio de autores como Mantoan (1997), Manzini (2004), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), os marcos político–legais da Educação Especial (2010) entre outros. A partir destes estudos e o resultado da pesquisa pode-se concluir que no contexto da escola pesquisada a inclusão dos alunos/as com deficiência é uma meta a ser alcançada principalmente no que diz respeito à acessibilidade no entorno e no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas adotadas pelos docentes e nas atividades dirigidas em espaços de uso comum. Para isso propostas de ações serão sugeridas partindo dos momentos de formação continuada, à sistematização, implementação e adaptação dos recursos pedagógicos no contexto educacional bem como a parceria com professores/as e agentes de apoio em educação especial na busca de um sistema educacional inclusivo
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51878
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV