• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Discussão de gênero, sim! Relato de experiência em uma escola pública de Itajaí - SC

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ONICE SANSONOWICZ.pdf (700.9Kb)
    Date
    2016
    Author
    Sansonowicz, Onice
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Homossexualismo
    Orientação sexual
    Comportamento sexual
    Homossexualidade e educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Através de uma colaboração do Programa de Iniciação à Docência da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a Escola de Ensino Médio Professor Henrique da Silva Fontes em Itajaí-SC, foi desenvolvida uma intervenção na disciplina de História do Ensino Médio, identificando a influência do discurso heteronormativo em diferentes campos sociais: científico e da saúde, religioso e filosófico. Dez turmas, totalizando aproximadamente duzentos e dez estudantes, entre dezesseis e dezoito anos participaram da proposta, supervisionados por três estudantes de pedagogia e por uma professora de história. Para a construção da atividade, foram realizadas quatro etapas: (1) seminários orientados com recursos audiovisuais, identificando elementos da heteronormatividade em situações cotidianas; (2) oficinas sobre produção social das assimetrias de gênero, violência e condições desiguais, criando ferramentas de análise do discurso junto aos estudantes; (3) construção de 48 painéis para sensibilização pública utilizados em (4) exposições itinerantes em outras escolas da rede pública e em órgãos públicos. A construção da experiência, das análises, dos painéis e das exposições possibilitaram uma compreensão abrangente sobre as influências da heteronormatividade e a igualdade de gênero nos diferentes meios sociais, atingindo as relações cotidianas. A abordagem do projeto também produziu debates importantes para a formação dos estudantes do ensino médio e dos supervisores envolvidos, reforçando uma relação de conhecimento horizontalizada, com os estudantes e supervisores como protagonistas do processo de ensino/aprendizagem e dos ambientes sociais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51872
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV