O real e o ideal na educação do surdo
Date
2016Author
Rocha, Marília Claudino
Metadata
Show full item recordSubject
Pessoas com deficiência auditiva - EducaçãoEducação inclusiva
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa baseada na temática da educação de surdos, buscando saber qual a real situação de uma escola pública de Jaraguá do Sul, Santa Catarina em relação a educação dos surdos e surdas e o que seria ideal na educação e alfabetização. A experiência vivenciada trouxe a sensação de impotência, ao ver professores insatisfeitos e despreparados para lidar com esses alunos. Muitos alegam ser difícil lidar com algo inteiramente novo e que eles não têm domínio. Isso deixa claro a necessidade de aprofundar os conhecimentos desses professores, fornecendo-lhes suporte para um trabalho efetivo com alunos e alunas inclusos. A filosofia da inclusão, defende uma educação eficaz para todos, sustentada no princípio de que as escolas, enquanto comunidades educativas, devem satisfazer as necessidades de todos os alunos, sejam quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais, com ou sem deficiência. A partir dessas reflexões foi realizado um trabalho qualitativo, observando e realizando um questionário com professores e professoras de uma turma de 6º ano.