A importância da formação de profissionais da educação para a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil : um estudo de caso em escola pública de Itajaí
Date
2016Author
Silva, Bruna Dayana Malaquias da
Metadata
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Negros - EducaçãoCultura africana
Educação - África
Cultura negra - Brasil
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: Este artigo foi realizado apresentando um relato de experiência vivenciado através de observação em escola pública estadual no município de Itajaí-SC durante o dia a dia na função de segunda professora em sala de aula. Com o foco de alertar para a formação adequada de profissionais da educação para que estejam aptos a cumprir a Lei Federal 10.639/03, a necessidade de conhecimento entre muitos professores e equipes pedagógicas no que se refere a questão das populações de origem africana no Brasil, já que a lei está em vigor a mais de dez anos porém nem todo profissional da educação tem conhecimento desta. A falta de entendimento implica em profissionais da educação trabalharem a Lei Federal 10.639/03 de forma deturpada por não ter a formação adequada referente ao ensino de História e Cultura Áfro-Brasileira no ensino fundamental e médio nas instituições de ensino, para isto se faz necessário o conhecimento e compreensão da história, a valorização e potencial da população de origem africana no Brasil através da formação adequada, pesquisas e estudos. Para isso é necessário que os órgãos competentes de educação estruturem formação de professores para a aplicação adequada da Lei Federal 10.639/03.