• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A representação social do negro no livro didático e suas complexidades

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ANGELICA LICINIO MACHADO OTTO.pdf (467.3Kb)
    Date
    2016
    Author
    Otto, Angélica Licínio Machado
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Negros - História
    Cultura afrobrasileira - Educação
    Livros didáticos - Análise
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : As relações raciais e a representação social do negro nos livros didáticos são paradigmas enfrentados nas escolas diariamente. Com este intuito, a presente pesquisa buscou analisar o livro didático de história da escola pública de Blumenau e a representação social do negro, além de conhecer o parecer de docentes que ministram a disciplina correspondente e compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem e as relações raciais nas escolas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como sujeitos dois docentes de diferentes escolas. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi entrevista individual semiestruturada, realizada de forma presencial. O livro didático utilizado pelo segundo ano do Ensino Médio foi analisado criticamente com base nos conceitos estudados durante a pesquisa. É relevante levar á problematização do tema para que os profissionais da educação possam refletir a respeito das questões raciais, as relações estabelecidas e a hierarquia imposta através das percepções com base nos livros de história e a sua influência na sociedade. Sendo assim, constatou-se como se dá a representação social do negro no livro didático de história, bem como a influência na formação identidária do aluno, e a necessidade de mudanças e alterações nas ações dos docentes e na construção do livro didático, para efetivar a educação racial nas escolas e propor uma outra forma de representação social do negro no livro didático de história.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51845
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV