Avaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde]
Resumo
Resumo : Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na
educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às
demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
CNE/CES 2014, que estabelece os princípios, os fundamentos e as finalidades da
formação em Medicina, as escolas médicas no Brasil passam por uma reformulação .
O processo de mudança traz inúmeros desafios. Contrapondo-se à prática corrente do
ensino tradicional, a visão construtivista coloca o professor no papel de provocador do
raciocínio do aluno. Assim, valoriza experiências concretas e problematizadoras e
também desenvolve diferentes processos mentais que o leve a uma aprendizagem
significativa. A intenção é promover a integração de conteúdos (utilizando diferentes
processos mentais) e ultrapassar a memorização de diagnósticos baseados em sinais e
sintomas.
Este artigo busca, com base em trabalhos de pesquisadores e na experiência da
autora, desenvolver uma reflexão sobre as possibilidades e limites de inovação pedagógica
na aplicação da metodologia P.B.L. [problem based learning] na disciplina de AIS
[atenção integral à saúde] do departamento de saúde coletiva da UFPR.
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