Libras e o aluno surdo : algumas considerações
Date
2016Author
Eskelsen, Fabrícia dos Santos
Metadata
Show full item recordSubject
Surdez - EducaçãoLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Pessoas com deficiência auditiva - Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Esta pesquisa está voltada para discussão sobre a inclusão do aluno surdo na escola regular, fundamentada na necessidade do resgate, integração, inclusão e formação destes indivíduos no meio social. Objetivando compreender o processo de inclusão dos surdos ao meio educacional. A metodologia utilizada contempla a pesquisa bibliográfica, onde os autores que mais contribuíram para este trabalho foram Quadros (2005), Goldfeld (2002) e Mantoan (2003). O estudo contempla aspectos relacionados às leis no campo da deficiência auditiva, a definição de surdez, o contexto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e apresenta ações que visam qualificar a relação aluno surdo e professor. Como reflexões, apontamos que para que o aluno surdo possa ter uma formação completa, é necessário que a escola tenha um intérprete em sala de aula e que os professores tenham uma formação adequada em LIBRAS.