Mostrar registro simples

dc.contributor.authorErcoles, Clara Hankept_BR
dc.contributor.otherFerreira, Marcia Regina, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T20:33:44Z
dc.date.available2021-11-29T20:33:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51795
dc.descriptionOrientadora: Márcia Regina Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo investigar a relação da mulher transgênera e suas vivências escolares. Discute o conceito de gênero, entendendo enquanto construção social, traz as teorias de norma de gênero e heteronormatividade, estabelece paralelos e diferenças entre transexualidade e travestilidade e contextualiza o espaço escolar pra pessoas trans, relacionando à evasão. Articula a teoria com a história oral de uma travesti, que concluiu a educação básica e atualmente ocupa a universidade, onde também participa de um projeto como professora de ensino fundamental. Sua história foi analisada através da categoria escola e compreendeu-se que ela não só colabora para evasão de alunos e alunas, como, muitas vezes expulsas essas pessoas de seu meio, através de invisibilidades, omissões e um ambiente hostilpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTravestismopt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.title"Trans-crição" para a visibilidade : história oral de experiências escolares de uma travestipt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples