dc.contributor.author | Silveira, Camilla Corso | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Milene Zanoni da, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:57:39Z | |
dc.date.available | 2021-10-29T17:57:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51793 | |
dc.description | Orientadora : Milene Zanoni da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho busca analisar a produção do quadro de mal-estar docente em professores e professoras do ensino técnico a partir da categoria de análise "gênero". Mal-estar docente representa o quadro de desmotivação e problemas de saúde vivido pelas/os professora/es em decorrência das condições de trabalho às quais estão submetidas/os. São analisados resultados para estresse e exaustão profissional, principais categorias para verificação do quadro de mal-estar docente, e correlacionados às condições de trabalho dos/as profissionais. Verifica-se que os/as participantes estão submetidos às mesmas condições concretas de trabalho, mas, por outro lado, há outras situações que agravam as condições de trabalho: a dupla jornada feminina, generificação da estrutura organizacional e o assédio sexual. Revela-se também elevados níveis de estresse e exaustão nelas, que convergem em sintomas físicos e emocionais e na intenção de abandonar a profissão em maior proporção que nos professores homens. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Sexo - Diferenças | pt_BR |
dc.subject | Jornada escolar | pt_BR |
dc.title | Gênero e mal-estar docente : desigualdades de gênero nas condições de trabalho e suas repercussões no adoecimento de professores e professoras do ensino técnico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |