• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Economia do trabalho
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Economia do trabalho
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As indústrias de cerâmica e porcelana em Campo Largo, e o perfil sócio-econômico do trabalhador e familiares

    Thumbnail
    View/Open
    Newton Jorge Goncalves de Oliveira.pdf (19.50Mb)
    Date
    2003
    Author
    Oliveira, Newton Jorge Gonçalves de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ceramica - Indústria
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização
    Abstract
    Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o perfil socio-econômico dos trabalhadores nas Indústrias de cerâmica e Porcelana e tem por objetivo suas principais características de educação, saúde, habitação e lazer a fim de viabilizar ações que contemplem a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa foi realizada entre 2001 para 2002, limitando-se as empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias da Porcelana em Campo Largo, alcançou nove das dez empresas cadastradas e atingiu 1646 trabalhadores, o que representa 74% dos trabalhadores dessas empresas. Do total dos participantes, 61,4% são do sexo masculino; 21,5% estão cursando ou cursaram o Ensino Médio; 31,8% trabalham na mesma empresa há pelo menos quatro anos e 75,7% recebem até três salários (ref. R$ 240,00). Quanto a habitação: 78,5% possuem ou estão pagando a casa própria a qual para 48,4% tem de quatro a sete cômodos e 31,5% das famílias são constituídas por cinco pessoas. No que se refere a saúde, 24,4% declaram ter algum problema mas estão em tratamento; 77,6% tem o hábito de consultar o dentista; 13,4% são fumantes de até doze cigarros/dia e 14,2% declaram consumir álcool. Nas horas de folga 52,1% dos trabalhadores ficam em casa e somente 1,21% tem habilidades artísticas que lhes proporciona renda. O benefício "alimentação" é o mais concedido pelas empresas, seguido da assistência médica e do convênio farmácia. Quanto a satisfação com o ambiente de trabalho, os indicadores amizade, respeito e comprometimento são os mais bem avaliados. Já as oportunidades de promoções, treinamentos e participação na solução de problemas integram os indicadores de menor satisfação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51743
    Collections
    • Economia do trabalho [11]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV