Análise da motivação de afastamento do trabalho de docentes da Rede Municipal de Educação
Abstract
Resumo : O objetivo deste estudo foi o de realizar uma análise da realidade dos docentes da rede municipal de educação da cidade de Jacarezinho – PR, com ênfase aos afastamentos por motivo de saúde e a relação deste contexto com a sua prática em sala de aula. Trata-se de um estudo descritivo, o qual foi realizado um levantamento dos afastamentos dos docentes da Rede Municipal de Educação do município de Jacarezinho - PR Constatou-se desta pesquisa que há um índice significativo de afastamento, 40% do total dos docentes entrevistados nos últimos cinco anos, sendo que 90% deste número por conta de doenças neuropsíquicas e manifestações osteomusculares. A motivação para esta realidade foi justificada, com excesso de carga horária, proporção desigual de docentes/alunos; indisciplina e violência, bem como ausência de estrutura física e material adequados. Para alteração deste cenário, foi propostas ações de prevenção a partir de políticas específicas a partir da análise da realidade dos docentes, objetivando a sua transformação a partir da valorização do trabalho docente, com melhor distribuição da carga horária e aprimoramento da remuneração, ações inclinadas para o trabalho de equipes de pedagogos e psicopedagogos para compreender as condutas de indisciplina e violência contra o docente, bem como trabalho em conjunto com setores de segurança pública para o combate e prevenção da violência fora das instituições e monitoramento da Secretaria de Saúde nos casos de afastamento dos docentes por motivo de saúde relacionados à sua prática em sala de aula, no sentido de gerar
subsídios para reavaliação e alteração das políticas adotadas. Espera-se que as informações contidas neste trabalho possam ter contribuído com dados importantes para a compreensão da realidade docentes em sala de aula, consequentemente, proporcionando subsídios a serem trabalhados para se proporcionar melhor qualidade de vida ao docente na sua prática cotidiana.