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dc.contributor.authorCunha, Sirlei Laiterpt_BR
dc.contributor.otherAlessi, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-30T12:50:31Z
dc.date.available2019-01-30T12:50:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51733
dc.descriptionOrientadora : Profª. Sandra Mara Alessipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da Coordenadoria de Integração de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso traz um breve estudo sobre a realidade das drogas junto aos adolescentes que frequentam a modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no período noturno escolar. Ao investigar as dificuldades encontradas pelos professores desta modalidade constatou-se que a procura de vagas tem se modificado com o passar dos anos. Em décadas anteriores, os alunos que requeriam matrícula eram aquelas pessoas de idade mais avançada que, por inúmeros motivos, tiveram seus estudos interrompidos. Atualmente, a procura à modalidade EJAI tem se dado por adolescentes que devido aos insucessos escolares acumularam distorção idade/série. Assim, são orientados pela escola a frequentarem o ensino noturno na modalidade EJAI. No município de Jacarezinho, Paraná, na escola X oferta-se uma turma no período vespertino e as demais no período noturno. Os adolescentes que procuram matrícula, na referida escola, são encaminhados para o período noturno haja vista que as vagas do período vespertino são prioritárias aos alunos da terceira idade. Sendo assim, os adolescentes que passam a frequentar o período noturno se tornam alvos fáceis à sedução das drogas que permeiam o ambiente escolar noturno. Diante dessa realidade buscou-se desenvolver um projeto de intervenção junto a professores que atuam no referido período, promovendo atividades informativas e reflexivas no sentido de minimizar a triste realidade das drogas no período noturno. Pode-se observar que ao final do projeto de intervenção que os adolescentes precisam ser atendidos em turnos diurnos e com atividades que absorvam parte considerável do seu tempo com os estudos bem como com esportes e atividades diversificadas considerando as habilidades e aptidões de cada um, a fim de que sejam inseridos, de fato, em uma sociedade que aceitem suas limitações e, sejam incluídos.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.titleEducação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : intervindo na realidade das drogas no período noturno escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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