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dc.contributor.authorFaustino, Nivaldo Antoniopt_BR
dc.contributor.otherSilveira, Juliana Taques Pessoa dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T16:38:57Z
dc.date.available2020-02-17T16:38:57Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51723
dc.descriptionOrientadora : Profª Juliana Taques Pessoapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: A dependência ao vício seja ele qual for, traz ao indivíduo e a sociedade uma constante e infinita luta que poucos têm a chance de vencer quando entregues ao vício, hoje a luta contra as dependências esta além do que vemos no cotidiano de nossa vida. Atualmente, autoridades de todo o mundo vem demonstrando crescente preocupação na formação social de seus adolescentes no que se refere a saúde e educação, o aumento da evasão escolar e a criminalidade tem sido discutido em todos os cantos do mundo onde a pulação apresentam baixos níveis escolares e psíquicos relacionados a fatores extrínsecos adquiridos com o desenvolvimento urbano. No Brasil a luta contra dependência química vem desde os tempos de colônia; as ordenações Filipinas de 1603. Objetivo: Pesquisar no contexto da Educação a relevância que a bebida alcoólica tem na sociedade segundo a visão social dos alunos do Ensino Fundamental da rede Estadual de Ensino e o impacto que o álcool exerce na sociedade, conscientizando os escolares que o vício da bebida alcoólica vicia tanto quanto as demais drogas lícitas e ilícitas da sociedade, utilizando-se da pesquisa de campo, por meio do estudo de caso. Metodologia: A intervenção foi realizada no segundo semestre de 2015 em uma escola estadual no centro da cidade de Ourinhos que contou com três séries do ensino fundamental (três 8ª séries) com um total de cento e dez alunos. Durante a intervenção os alunos puderam assistir vídeos retirados do youtube relacionados ao tema, realizaram atividades e fizeram uma exposição dos seus trabalhos. Resultados: foram entrevistados 110 alunos que afirmaram em 100% que já experimentou ou faz uso de bebidas alcoólicas, 77,27% já experimentaram antes dos 11 anos, 100% em sua casa em algum tipo de comemoração, 100% afirmaram que foi por curiosidade, 100% afirmam fazer uso, 92,73% dizem que seus pais sabem, 94,55% consideram normal seu conhecimento sobre bebida alcoólicas, 84,54% afirmaram seus pais não questionam, 86,36% usam nos fins de semana quando sai com os amigos, 67,27% consideram falta de caráter. Conclusão: conclui-se que medidas como estas são de grande importância para a formação dos alunos como cidadãos.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAlcoolismopt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleO consumo de bebidas alcóolicas por adolescentes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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