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dc.contributor.authorGuaita, Cleber Lobopt_BR
dc.contributor.otherMüntsch, Sandra Mara Alessi, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-24T12:39:22Z
dc.date.available2019-01-24T12:39:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51651
dc.descriptionOrientadora : Profª. Sandra Mara Alessi Muntsch.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores de Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os distúrbios vocais é um tema muito importante, devido à grande incidência de distúrbios vocais em professores, isso tem chamado a atenção devido às queixas, os abusos vocais cometidos e suas consequências e as dificuldades encontradas por esses professores durante seu trabalho. O Objetivo desse trabalho foi procurar e ressaltar os efeitos ambientais e o seu mau uso que pode afetar a voz. Trata-se de um projeto de intervenção, realizado no Colégio Estadual Durval Ramos Filho – EFMN, com os professores do ensino fundamental e médio no período da manhã, cerca de 30 professores participaram. Foi realizado em quatro momentos, no período de dois meses. No primeiro momento foi aplicado um questionário, através da aplicação desse questionário foi possível a investigação das maiores queixas dos professores, do ambiente de trabalho, do uso da voz e etc. No segundo momento uma pequena palestra para os professores, com slides que continham informações sobre a produção da fala e os cuidados com ela, o uso correto da voz e o que não se deve fazer com a voz. Apresentada por uma fonoaudióloga. Nesse terceiro momento foi proposto atividades para promoção da saúde e prevenção, onde foi abordado a saúde vocal e o uso da voz na prática docente, através de oficinas interativas com e técnicos específicos treinamento que foram trabalhadas com grupos pequenos de professores, os grupos continham de 3 a 5 professores. No quarto momento a aplicação do questionário como última avaliação para verificar as mudanças em relação à voz, para avaliar o impacto que teve a intervenção e as melhorias alcançadas com ela na qualidade vida e no trabalho desses professores. Com resultados, foi possível conscientizar a importância da prevenção, da mudança de hábitos. Conclui-se que ações preventivas serviram para minimizar estes distúrbios.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.titleDistúrbios vocais um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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