• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Distúrbios vocais um projeto de intervenção

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - CLEBER LOBO GUAITA.pdf (498.4Kb)
    Date
    2016
    Author
    Guaita, Cleber Lobo
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Professores
    Distúrbios da voz
    Ambiente de trabalho
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Os distúrbios vocais é um tema muito importante, devido à grande incidência de distúrbios vocais em professores, isso tem chamado a atenção devido às queixas, os abusos vocais cometidos e suas consequências e as dificuldades encontradas por esses professores durante seu trabalho. O Objetivo desse trabalho foi procurar e ressaltar os efeitos ambientais e o seu mau uso que pode afetar a voz. Trata-se de um projeto de intervenção, realizado no Colégio Estadual Durval Ramos Filho – EFMN, com os professores do ensino fundamental e médio no período da manhã, cerca de 30 professores participaram. Foi realizado em quatro momentos, no período de dois meses. No primeiro momento foi aplicado um questionário, através da aplicação desse questionário foi possível a investigação das maiores queixas dos professores, do ambiente de trabalho, do uso da voz e etc. No segundo momento uma pequena palestra para os professores, com slides que continham informações sobre a produção da fala e os cuidados com ela, o uso correto da voz e o que não se deve fazer com a voz. Apresentada por uma fonoaudióloga. Nesse terceiro momento foi proposto atividades para promoção da saúde e prevenção, onde foi abordado a saúde vocal e o uso da voz na prática docente, através de oficinas interativas com e técnicos específicos treinamento que foram trabalhadas com grupos pequenos de professores, os grupos continham de 3 a 5 professores. No quarto momento a aplicação do questionário como última avaliação para verificar as mudanças em relação à voz, para avaliar o impacto que teve a intervenção e as melhorias alcançadas com ela na qualidade vida e no trabalho desses professores. Com resultados, foi possível conscientizar a importância da prevenção, da mudança de hábitos. Conclui-se que ações preventivas serviram para minimizar estes distúrbios.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51651
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV