Gestão democrática e participativa : ponderações sobre a sua aplicabilidade em um Centro Municipal de Educação Infantil
Resumo
Resumo : O presente estudo aprecia a realidade de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no município de Ponta Grossa/PR e parte do pressuposto de que a gestora do referido estabelecimento de ensino o considera gerido de forma democrática e participativa. Neste cenário, objetivou-se reconhecer o seu contexto (recursos gerenciais disponíveis, trabalho desenvolvido na instituição, compreensão da equipe sobre gestão democrática e participativa, bem como nível de satisfação dos funcionários com a gestão) para analisar a sua aplicabilidade no local. Nesse sentido, fragilidades foram identificadas quanto à efetivação da democracia e participação no local, resultando na construção de propostas de intervenção que podem auxiliar na sua superação. Por fim, o trabalho possibilita a reflexão de que, para a efetiva gestão democrática e participativa é preciso superar a cultura do individualismo criando espaços para a integração dos sujeitos da comunidade escolar e da comunidade em geral para que o trabalho desenvolvido represente o seu comprometimento e repercuta positivamente nos resultados da instituição que se representa.
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- Gestão pública municipal [197]