Construindo um espaço educador sustentável : proposta de intervenção no CEEBJA Campo Comprido em Curitiba
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objetivo explicitar o trabalho desenvolvido no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Campo Comprido, em Curitiba durante o ano de 2014 a fim de implementar ações decorrentes da Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Entendemos a importância do protagonismo dos sujeitos na efetivação de mudanças positivas no seu espaço de vivência, neste caso a escola, bem como a necessidade de propor ações para estas mudanças a partir da reflexão coletiva sobre as condições materiais presentes no seu cotidiano. Assim ao trabalho desenvolvido contou com a participação de professores e funcionários do CEEBJA, uma vez que, mesmo convidados, os educandos não se mostraram disponíveis para a participação. As mudanças efetivadas na infraestrutura ocorreram em duas frentes: o trabalho voluntário dos envolvidos e as adequações técnicas necessárias à acessibilidade. A proposta de transformações do espaço implicava também na acessibilidade, numa clara referência aos espaços educadores sustentáveis. Ao fim do projeto de percebeu-se um novo entendimento por parte dos envolvidos nas suas relações com o espaço, pois no ano de 2015, os debates e melhorias continuam sem a necessidade de uma coordenação dos trabalhos. Desta forma a criação de um espaço educativo criou condições para que os sujeitos se apropriassem efetivamente do debate para a transformação de seu ambiente.