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dc.contributor.advisorGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luiz Fernando Nevespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T15:20:53Z
dc.date.available2017-12-08T15:20:53Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/51534
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândarapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 09/06/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 121-128pt_BR
dc.description.abstractResumo: O que é mais atrativo ao turista nas cidades? A atratividade é um conceito no turismo discutido recentemente, com raízes na década de 70. As estruturas, os equipamentos e acessibilidade; as características culturais, ambientais e geográficas; o atendimento; as acomodações e transporte; a força da gastronomia e a história da região e local; Vários são os aspectos que podem ser atrativos ao turista, principalmente se a qualidade estiver presente. E é considerando a qualidade como elemento chave de atração que este trabalho demonstra as relações entre a qualidade na experiência turística e a atratividade. Tem o objetivo de avaliar, através da percepção de qualidade da experiência dos turistas nos atrativos turísticos, quais são os aspectos mais relevantes para a construção da atratividade do destino Curitiba. Para investigar a percepção da qualidade foram utilizados indicadores propostos por Mondo (2014) no modelo TOURQUAL de análise de qualidade em atrativos turísticos. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico com o objetivo de situar a atual pesquisa nos estudos até então produzidos; por meio da técnica de netnografia, foram coletados os dados na rede social TripAdvisor para análise de conteúdo com fins exploratórios; Se utilizou de software T-LAB para auxiliar na análise, produzindo gráficos de palavras e arquivos que mostram cada palavra e a quantidade de vezes citada nos comentários. Foram analisados comentários de consumidores de turismo em trinta e três atrativos turísticos da cidade brasileira de Curitiba, estado do Paraná. Para se chegar aos resultados foram feitas três tipos de análises: (i) nos atrativos individualmente, (ii) categorias dos atrativos e (iii) Curitiba geral. Os resultados sugerem que aspectos de Variedade de Atividade, Estética e Acessibilidade/Localização são mais relevantes para a construção da atratividade de Curitiba. Palavras-chave: Turismo. Marketing. Atratividade. Curitiba (PR).pt_BR
dc.description.abstractAbstract:What is more attractive to the tourist in the cities? Attractiveness is a concept in tourism discussed recently, rooted in the 1970's. Structures, equipment and accessibility; Cultural, environmental and geographical characteristics; The service; Accommodation and transportation; The strength of gastronomy and the history of the region and place; There are several aspects that can be attractive to the tourist, especially if quality is present. Quality is considered as a key element of attraction what this work demonstrates is the relationship between quality in the tourism experience and attractiveness. The objective is to evaluate, through the perception of the quality of the tourists' experience in the tourist attractions, which are the most relevant aspects for the construction of the attractiveness of the destination Curitiba. To investigate the perception of quality, indicators proposed by Mondo (2014) in the TOURQUAL model of quality analysis in tourist attractions were used. Initially, a bibliographical survey was carried out with the aim of situating the current research in the studies previously produced; By means of the netnography technique, the data in the social network were collected for analysis of content for exploratory purposes; It used T-LAB software to aid in analysis, producing graphs of words and files that show each word and the amount of times cited in the comments. Comments from consumers of tourism were analyzed in thirty three tourist attractions of the Brazilian city of Curitiba, state of Paraná. In order to arrive at the results, three types of analysis were done: (i) in the individual attractions, (ii) categories of the attractives and (iii) general Curitiba. The results suggest that aspects of Activity, Aesthetics and Accessibility / Localization Variety are more relevant for the construction of the attractiveness of Curitiba. Key-words: Tourism. Marketing. Attractiveness. Curitiba (PR).pt_BR
dc.format.extent213 f. : il. algumas color., gráfs., mapas, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleA percepção de qualidade da experiência nos atrativos turísticos como base para a construção da atratividade do destino turístico Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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