Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Paulopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Vanderci Moraespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T13:17:21Z
dc.date.available2021-02-11T13:17:21Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51531
dc.descriptionOrientador : Paulo Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. Pesquisas realizadas no âmbito da educação vêm procurando novos meios de se alcançar os alunos de hoje, a partir de estudos realizados por Silvio Gallo, segundo as concepções de Deleuze, Nietsche e Kant. Pretende-se demonstrar aqui uma alternativa para se trabalhar filosofia a partir daquilo que é próprio da filosofia, ou seja, a partir da concepção, da criação, ou mesmo do deslocamento de conceitos. Ao se trabalhar conceitos em sala de aula pretende-se despertar nos educandos o interesse não só pelas aulas de filosofia, mas também pela vida cotidiana, tanto nas escolas quanto fora dela. A ideia de desenvolver nos alunos a aptidão para criar conceitos não é nova, porém é o melhor caminho que se apresenta no momento: alguém capaz de, por si só ou por intermédio da filosofia, criar ou mesmo adaptar um conceito pré-existente é um cidadão capaz de formular um pensamento concreto e sair do mero jogo de opiniões reinante na sociedade atual.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleFilosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples