Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira Junior, Valdirpt_BR
dc.contributor.otherPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T17:48:15Z
dc.date.available2020-02-17T17:48:15Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51463
dc.descriptionOrientadora : Profª. Magda Nanuck Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Atualmente no Brasil a Educação Física escolar é pouco valorizada sendo que é comprovado em vários estudos a importância da mesma para o desenvolvimento saudável, motor e psicológico do indivíduo. O art 217 da legislação brasileira reforça que "É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um", no entanto nem sempre é cumprido, porém este não é o único problema, a urbanização afastou as crianças das ruas pelo perigo que esta apresenta para a integridade física da mesma, também temos a falta de espaços públicos direcionados ao lazer da família. O primeiro objetivo da Educação Física na escola é promover o desenvolvimento motor dos alunos através da recreação, gerando um ambiente agradável e promovendo a autoestima da criança. Outro fator que interfere no desenvolvimento do indivíduo é o uso excessivo de aparelhos tecnológicos como videogames e computadores, isso faz com que os mesmos não pratiquem atividades físicas extraescolares. O objetivo do projeto é transmitir através de dados reais coletados com alunos de quinto ano do ensino fundamental séries iniciais a importância da Educação física escolar e da prática de exercícios físicos para o desenvolvimento e desempenho motor e incentivar o indivíduo a dar continuidade à prática de atividades físicas partindo do progresso que os mesmos tiveram. Ao final de todas as atividades teóricas e práticas os resultados obtidos foram consideravelmente positivos, de modo geral obtiveram-se melhoras e isso se dá muito as atividades físicas desenvolvidas nas aulas de Educação Física através dos jogos lúdicos aplicados durante o ano. Deste modo o objetivo do Projeto de Intervenção foi atingido com êxito.pt_BR
dc.format.extent36 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleA importância da educação física para o desenvolvimento motor e a saúde da criança : turma do 5º ano vespertino da Escola Municipal Elenice Milhorançapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record