Um estudo sobre o racismo silencioso no cotidiano escolar a partir da implantação da Lei 10. 639/2003
Resumo
Resumo : O presente trabalho pretende investigar como se dá a produção e reprodução do racismo silencioso no cotidiano escolar, através de análises bibliográficas, a partir da implantação da Lei 10.639/2003 nos artigos 26A e 79B, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os sistemas, níveis e modalidades de ensino do Brasil. Concentra-se na temática da educação racial e como objetivo geral busca-se evidenciar e discutir criticamente práticas propiciadoras da produção e reprodução do racismo exercidas no cotidiano escolar, bem como apontar para a existência de um racismo silencioso. Chama atenção para a necessidade de um estudo aprofundado da escola, enquanto formadora de identidades, bem como das práticas de seus professores, no que diz respeito à questão racial, pois essa temática apresenta-se como um grande desafio para a educação contemporânea. Propomos aprofundar teoricamente o assunto no sentido de promover um repensar das atitudes tanto de professores, quanto de alunos. O problema de pesquisa concentra-se no racismo silencioso presente no cotidiano escolar, mais propriamente na educação básica. Partimos da seguinte questão: que estratégias poderiam ser usadas pelas escolas para romper com o silêncio do racismo? Buscamos aporte teórico em: Munanga (2007), Rodrigues, (2004) Gomes (2005), Coqueiro (2011), Ferreira (2002), Baptista (2014), Cavalleiro, (1998), Cavalleiro (2010), André (2011), Santos (2007), Lopes (2014), Régis (2011), André (2011) Brogiato (2011) e outros. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica seguindo o método qualitativo utilizando: livros, revistas, sites, banco de dados da Capes; periódicos, teses e dissertações, Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), selecionados a partir de leitura prévia, resumos e descritores. Por fim, apontamos algumas estratégias no enfrentamento do racismo silencioso, mediante a implantação da Lei 10.639/2003 observando algumas conquistas, desafios e perspectivas. Abstract : The present work intends to investigate how the production and reproduction of racism in daily life, silent through bibliographical analysis, from the implementation of Law 10,639/2003 in articles 26A and 79B, which makes mandatory the teaching of history and Afro-Brazilian and African Culture in all systems, levels and courses of education of Brazil. Focuses on the theme of education and general objective seeks to highlight and discuss critically generation practices of production and reproduction of racism in everyday school activities, as well as pointing to the existence of a silent racism. Draws attention to the need for an in-depth study of the school, while former identities as well as their teachers, practices with regard to the racial issue, because this subject is a major challenge for contemporary education. We propose deepening theoretically the subject in order to promote a rethinking of attitudes both of teachers, as students. The research problem focuses on the racism present in daily life, silent more properly in basic education. We leave the question: what strategies could be used by schools to break the silence of racism? We seek theoretical intake Munang (2007) in:, Rodrigues, (2004) Gomes (2005), coconut tree (2011), Ferreira (2002), Baptist (2014), Cavalleiro, (1998), Cavalleiro (2010), André (2011), Saints (2007), Lee (2014), Régis (2011), André (2011) Brogiato (2011) and others. The present research in nature literature following the analysis adopts design qualitative method using: books, magazines, websites, database of Capes; periodicals, theses and dissertations, Google Scholar, SciELO (Scientific Electronic Library Online), selected from prior reading, summaries and key words. Finally, we point out some strategies in the fight against racism, by implementing the Law 10,639/2003 noting some achievements, challenges and prospects.