dc.contributor.advisor | Martins, Tomás Sparano, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Cristiane Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T20:05:16Z | |
dc.date.available | 2021-10-18T20:05:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51429 | |
dc.description | Orientador : Tomás Sparano Martins | pt_BR |
dc.description | Trabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho consiste em um estudo de caso no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zuleide Pinto Rosa, na cidade de Paranaguá - Paraná. O Objetivo principal da pesquisa consiste em demonstrar a importância da participação da comunidade escolar, demonstrando o papel da Associação de Pais e Professores (APP) no processo de gestão de recursos federais recebidos pelo CMEI. Buscamos investigar de que forma o processo de gestão participativa vem sido desenvolvido no CMEI e evidenciamos o papel da APP como ferramenta de gestão. Para entendermos como os envolvidos no processo percebem a prática da gestão participativa realizamos uma pesquisa através de questionários destinados aos pais, membros da APP e a diretora do CMEI, além de entrevistas e análise de documentos. Verificamos que a gestão democrática está longe de se concretizar no CMEI e para que isto aconteça faz-se necessário um longo trabalho de conscientização dos pais e da direção da escola, mas certamente este trabalho já está iniciado, através da APP que é fundamental para a relação família/escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital. | pt_BR |
dc.subject | Associações, instituições, etc. | pt_BR |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática : a APP - Associação de Pais e Professores como ferramenta de gestão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |