Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Cristiane Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T20:05:16Z
dc.date.available2021-10-18T20:05:16Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51429
dc.descriptionOrientador : Tomás Sparano Martinspt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho consiste em um estudo de caso no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zuleide Pinto Rosa, na cidade de Paranaguá - Paraná. O Objetivo principal da pesquisa consiste em demonstrar a importância da participação da comunidade escolar, demonstrando o papel da Associação de Pais e Professores (APP) no processo de gestão de recursos federais recebidos pelo CMEI. Buscamos investigar de que forma o processo de gestão participativa vem sido desenvolvido no CMEI e evidenciamos o papel da APP como ferramenta de gestão. Para entendermos como os envolvidos no processo percebem a prática da gestão participativa realizamos uma pesquisa através de questionários destinados aos pais, membros da APP e a diretora do CMEI, além de entrevistas e análise de documentos. Verificamos que a gestão democrática está longe de se concretizar no CMEI e para que isto aconteça faz-se necessário um longo trabalho de conscientização dos pais e da direção da escola, mas certamente este trabalho já está iniciado, através da APP que é fundamental para a relação família/escola.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectAssociações, instituições, etc.pt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.titleGestão democrática : a APP - Associação de Pais e Professores como ferramenta de gestãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples