dc.contributor.author | Nascimento, Adriana Cristina Zielinski do | pt_BR |
dc.contributor.other | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T16:16:56Z | |
dc.date.available | 2019-09-27T16:16:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51385 | |
dc.description | Orientadora : Lucimar Rosa Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo investigar se as ações realizadas pela Comissão da Diversidade do Município de Pinhais influenciam nas práticas formativas desenvolvidas pelas(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) junto aos professores(as)/educadores(as) dos CMEIS ao tratarem das relações étnico-raciais. Optamos por realizar uma pesquisa de caráter qualitativo, na primeira etapa da pesquisa efetuamos um levantamento de teses e dissertações no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetivando identificar as produções com a temática. Na segunda etapa, realizamos análise documental acerca da produção da Comissão Permanente da Diversidade no ano de 2014. Na primeira etapa da pesquisa pudemos observar que após as buscas no banco de dados da Capes, com os descritores informados anteriormente, pudemos observar poucas pesquisas sobre a temática das relações raciais na educação infantil e a ausência de trabalhos que abordem as práticas de formação de Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) com foco em relações étnico-raciais na Educação Infantil, o que nos indica a importância de estudo sobre esta temática. Na segunda etapa com a análise documental e entrevistas apontamos a necessidade de melhoria na comunicação interna e o aumento da oferta de formações com a temática das relações étnico-raciais. Utilizamos nesta pesquisa as contribuições dos autores: Nilma Lino Gomes, Lucimar Rosa Dias, Tania Mara Pacífico entre outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research has the purpose of inquire whether the actions performed by Comissão da Diversidade do Município de Pinhais do influence in the training practices developed by the Pedagogical Coordinators alongside the teachers/educators of the CMEIS (Municipals Centers of Child Education) when they tackle the ethnic-racial relations. We choose to perform a research of qualitative character. In the first step of the research we did a survey of theses and dissertations in the CAPES’s database (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel), aiming to identify the productions with the theme. In the second stage, we perform document analysis on the production of the Comissão Permanente da Diversidade (Permanent Commission of Diversity) in 2014. In the first stage of the research we saw that after the searches in the Capes database with the descriptors previously reported, few studies on the subject of race relations in early childhood education and the absence of studies that address the Pedagogical Coordinators’ training practices with a focus on ethnic-racial relations in Early Childhood Education. It shows the importance of the study of this subject. In the second stage, with documentary analysis and interviews, we pointed out the need to improve the internal communication and increasing the supply of training with the topic of ethnicracial relations. We employed in this research the contributions of the authors: Nilma Lino Gomes, Lucimar Rosa Dias, Tania Mara Pacífico, and others. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação infantil : Coordenação Pedagógica e práticas de (re)educação das relações étnico-raciais no município de Pinhais - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |