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dc.contributor.authorFernandes, Julia Maria Fernanda Machadopt_BR
dc.contributor.otherAraujo, Débora Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T16:56:15Z
dc.date.available2019-10-22T16:56:15Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51324
dc.descriptionOrientadora : Débora Cristina Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A estereotipia e o preconceito dentro das escolas mostra-se presente no cotidiano escolar causado, dentre outros motivos, pelos materiais didáticos utilizados no ensino. A utilização inadequada de figuras e argumentos por vezes difunde de forma velada a discriminação, reforçando a ideia de inferiorização racial. Tomando materiais didáticos como referência, este trabalho teve como objetivo identificar se há estereótipos em uma das obras aprovadas intitulada de África e Brasil Africano, pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2013, conhecido como "PNBE Temático de 2013". Fundamentadas em estudos sobre relações étnico-raciais, foram realizadas análises de imagem e de conteúdo, com foco em dois capítulos da obra. De modo geral, os resultados indicaram que embora o edital do PNBE Temático preconizasse uma série de critérios que inviabilizavam a escolha de obras com preconceitos e estereótipos, a obra selecionada (em questão) apresenta marcas de estereotipia em relação à população negra, tanto no tocante às imagens quanto ao conteúdo. Tais resultados alertam para indícios que de que o PNBE Temático possa não cumprindo, a contento, as expectativas de uma ação afirmativa dentro das políticas de distribuição de livros às escolas públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractRésume : Le stéréotypes et les préjugés dans les écoles être présent dans la routine scolaire causée, dentre autres raisons, par les matériaux pédagogiques utilisés dans l'enseignement. Une mauvaise utilisation de chiffres et arguments se propage parfois secrètement la discrimination, le renforcement de l'idée de l'infériorité raciale. Prenant matériel didactique comme référence, cette étude visait à déterminer si il ya des stéréotypes des travaux approuvés intitulé África e Brasil Africano, dans le Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2013, connu sous le nom "PNBE Temático 2013". Basé sur des études de relations ethniques et raciales, il a été jugé l'analyse d'image et le contenu, en se concentrant sur deux chapitres de l'ouvrage. Dans l'ensemble, les résultats indiquent que, bien que l'avis de PNBE Temático défendu plusieurs critères qui ont empêché le choix des œuvres avec des préjugés et des stéréotypes, le travail sélectionné (concerné) présente des marques stéréotypes par rapport à la population noire, tant en termes les images sur le contenu. Ces résultats d'alerte aux indices qui PNBE Thème ne peut pas répondre aux expectatives de l'action positive au sein de la distribution de livres pour les politiques de l'école publique brésiliens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleO Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e a inserção de livros temáticos sobre educação para as relações étnico-raciais (2013) : análise do livro África e Brasil Africanopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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