O cabelo crespo da mulher negra é a sua raiz e revela a sua alma, a sua história e a sua luta
Resumo
Resumo : Este trabalho busca refletir sobre a construção da identidade de pessoas negras a partir da relação de corporeidade, especialmente a ligação com a textura do cabelo crespo. O tema é abordado pelo viés cultural, social e político nos ambientes privado e público, ou seja, familiar e escolar, tendo como referencial a relação dos negros com o cabelo supera o seu significado como apenas uma parte do corpo. Sendo assim, essa relação é considerada uma questão simbólica e social, e implica em uma forma de linguagem, de resistência, de valorização cultural e histórica. Desta maneira três autores foram utilizados para esta reflexão: Nilma Lino Gomes afirmando que o cabelo crespo é um elemento no conjunto corporal que tem extrema relevância para a construção e formação da identidade ressaltando que esse processo se dá na relação do individuo com o outro; Kabengele Munanga que trouxe sua contribuição com fatores que compõem a construção da identidade e Anthony Giddens ressaltando que na modernidade o corpo revela um sistema interno de reflexão diante da construção do desenvolvimento corporal e sua relação com a identidade. Para validação do tema foi realizado o estudo de caso sobre o evento denominado Afro Chic, que tem a intenção de reunir pessoas negras, discutir temas sobre corporeidade e como seus atributos podem contribuir para a construção da identidade, a valorização da beleza negra, a desnaturalização do padrão de belo relacionado ao estereótipo não negro e da questão cultural. Desta forma é possível vislumbrar que eventos desta natureza possam fazer parte do ambiente escolar, trazendo para dentro da escola a possibilidade de abarcar junto a comunidade escolar a discussão e o debate sobre o conceito de belo que é vinculado pela sociedade e possibilitando a superação de preconceitos por meio da reflexão sobre a questão étnico racial, vencendo assim o senso comum. Abstract : This paper seeks to reflect on the construction of the identity of black people from the corporeality of relationship, especially the link with curly hair texture. The theme is approached by the cultural, social and political bias in private and public environments, that is to say, family and school, having as reference the relationship of blacks with hair surpasses its significance as only one part of the body. Thus, this ratio is considered a symbolic and social issues, and implies a form of language, resistance, cultural and historical value. In this way three authors were used for this reflection: Nilma Lino Gomes stating that curly hair is an element in the body set that has great relevance for the construction and identity formation emphasizing that this process takes place in the individual's relation to the other; Kabengele Munanga who brought their contribution to the factors that make up the construction of identity and Anthony Giddens noting that in modernity the body reveals an internal reflection system on the construction of the body development and its relationship to identity. To issue the validation was carried out case study about the event called Afrochic, which intends to bring together black people, discuss topics on corporeality and how their attributes can contribute to the construction of identity, the appreciation of black beauty, the denaturalization of beautiful pattern related to the non-black stereotypes and cultural issue. Thus it is possible to see that such events may be part of the school environment bringing into the school the opportunity to embrace together the school community discussion and debate about the concept of beauty that is bound by society and making it possible to overcome prejudice by through reflection on racial ethnic question thus overcoming common sense.