A influência dos grupos de referência no processo de compra individual e na propensão ao endividamento
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo identificar quais as relações entre as influencias que um indivíduo está sujeito em seu dia a dia, e os impactos destas influencias no processo de compra individual, bem como de que forma estas relações afetam seu planejamento financeiro tendo impacto na sua propensão ao endividamento. Para tal, realizou-se o levantamento bibliográfico de teorias e estudos que vão de encontro com o tema, a aplicação de questionários em uma amostra de conveniência e análise dos dados obtidos por intermédio da aplicação dos questionários. No referencial bibliográfico estão expostas teorias que buscam explicar as duas variáveis que se configuram como tema de estudo; à titulo de entendimento da primeira variável adotada " a influência dos grupos de referência no processo de compra individual", buscou-se especificar as etapas de compra e papel de cada indivíduo dentro deste processo; já no que tange a segunda variável "propensão ao endividamento", discorreu-se a respeito de finanças pessoais, tomadas de decisões de compras e tomada de crédito pessoal. Em seguida ao levantamento bibliográfico, para análises dos dados, utilizou-se como base a
estatística paramétrica com testes de assimetria, curtose, teste de normalidade, análise fatorial, testes KMO e Bartlett, teste t, análise de cluesters e teste Qui Quadrado; algumas das questões presentes no questionário tiveram de ser excluídas desta etapa por não apresentarem índices de agrupamento necessário para consistência das análises. Seguem após o diagnóstico, as conclusões baseadas nos testes supracitados. Tais conclusões não extrapolam a amostra e visam pontuar se os resultados estatísticos obtidos dos questionários, apontam relação entre as influencias dos grupos de referência no processo de compra e a propensão ao endividamento pessoal, ou são contrarias à esta relação.
Collections
- Marketing empresarial [486]