Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKalinke, Luciana Puchalskipt_BR
dc.contributor.authorCollere, Marlene do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T18:20:15Z
dc.date.available2020-03-02T18:20:15Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51258
dc.descriptionOrientadora: Profª. Luciana Puchalski Kalinkept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamentalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Higiene bucal é um tema presente no dia-a-dia escolar, que pode ser intercalado de diferentes maneiras pelos professores. É importante uma boa preparação das crianças e aplicar técnicas adequadas que podem contribuir para uma saúde melhor. Objetivou-se com este trabalho orientar e promover hábitos de higiene bucal em alunos do 1º ao 5º anodo período integral. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em uma Escola Municipal do Município de Quatro Barras – PR, tendo como clientes 200 alunos do período integral. A intervenção foi realizada em um período de dois meses, em seis encontros: no primeiro, conversa para relatos pelos alunos sobre seus hábitos de higiene bucal e alimentação. No segundo, os alunos assistiram vídeos do you tube apresentados pela professora sobre escovação, cariese fio dental. No terceiro, vídeos e fotos de dentes cariados, sadios, gengivas doentes e saudáveis, seguido de escovação, uso do fio dental em prótese dentaria gigante. No quarto, foi ministrada uma palestra com esclarecimentos e orientação de escovação correta dos dentes, língua, uso correto do fio dental e avaliação com profissionais da equipe odontológica da Unidade de Saúde com encaminhamento para especialistaaos que necessitaram. No quinto, elaboração de folder pelos alunos, com informações sobre atendimento na Unidade, horário, forma de agendamento e profissionais. No sexto, palestra para os pais com esclarecimentos sobre as necessidades da higiene bucal diária, de seus benefícios e entrega do folder elaborado. Como resultado foi possível identificar que muitos alunos e pais precisavam de informações da necessidade de uma higiene bucal correta e dos serviços oferecidos gratuitamente na Unidade de Saúde. Notou-se a curiosidade e interesse dos alunos perante as fotos e vídeos em questão. Atitudes como estas poderiam fazer parte do currículo escolar como forma de prevenção e orientação.pt_BR
dc.format.extent31 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBoca - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectDentes - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectCaries dentarias - Prevençãopt_BR
dc.titleSaúde começa pela boca : uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples