Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeleme, Robson, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorKopeginski, Adrianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T19:29:18Z
dc.date.available2020-05-13T19:29:18Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51255
dc.descriptionOrientador : Doutor Professor Robson Selemept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Produção.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O fator primordial no ensino de qualquer curso de engenharia é a utilização de laboratórios, que, na maioria dos cursos, e por exigência dos órgãos da Educação, devem ser presenciais. Com o advento da internet e com os avanços tecnológicos, tem-se todas as condições de transformar laboratórios presenciais em laboratórios virtuais, possibilitando economia e ampliação do número de vagas de cursos de engenharia. A educação a distância já é uma realidade em todo o mundo, e no Brasil, no campo da Educação e das Ciências Sociais, começando a ampliar-se para outras áreas, como para a área de saúde, através do curso de Farmácia, inclusive com a adoção de laboratórios de práticas. O artigo realiza a discussão sobre a possibilidade da utilização do Ensino à Distância (EaD) no ensino superior de engenharia, incluindo a adoção de laboratórios virtuais. Realiza pesquisa conclusiva indicando que laboratórios desta natureza já existem, estes são apresentados e, não são impeditivos para a aprovação de cursos à distância. Conclui-se afirmando que o ensino da engenharia tem toda condição de ser ministrado por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD) com a aplicação dos laboratórios virtuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The primary factor in the teaching of any engineering course is the use of laboratories, which, in most courses, and the requirement of Education bodies, should be face. With the advent of internet and with technological advances, it has all the conditions to transform classroom laboratories in virtual labs, enabling the economy and increasing the number of vacancies for engineering courses. Distance education is already a reality in the world and Brazil in the field of Education and Social Sciences, beginning to expand to other areas, such as for health, through the Pharmacy course, including the adoption practical labs. This article analyzes the discussion about the possibility of using distance learning in higher education of engineering, including the adoption of virtual labs. Performs conclusive research indicating that laboratories of this kind already exist, they are displayed, and are not hindering the adoption of distance learning courses. We conclude stating that the engineering education has every condition to be taught through the Distance Learning System (DL) with the application of virtual laboratories.pt_BR
dc.format.extent16 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectLaboratoriopt_BR
dc.subjectEducação a distância - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLaboratórios virtuais no ensino da engenharia : o EaD como realidade possívelpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples