• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da produção
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da produção
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Laboratórios virtuais no ensino da engenharia : o EaD como realidade possível

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ADRIANA KOPEGINSKI.pdf (451.4Kb)
    Date
    2015
    Author
    Kopeginski, Adriana
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Engenharias
    Laboratorio
    Educação a distância - Estudo e ensino
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O fator primordial no ensino de qualquer curso de engenharia é a utilização de laboratórios, que, na maioria dos cursos, e por exigência dos órgãos da Educação, devem ser presenciais. Com o advento da internet e com os avanços tecnológicos, tem-se todas as condições de transformar laboratórios presenciais em laboratórios virtuais, possibilitando economia e ampliação do número de vagas de cursos de engenharia. A educação a distância já é uma realidade em todo o mundo, e no Brasil, no campo da Educação e das Ciências Sociais, começando a ampliar-se para outras áreas, como para a área de saúde, através do curso de Farmácia, inclusive com a adoção de laboratórios de práticas. O artigo realiza a discussão sobre a possibilidade da utilização do Ensino à Distância (EaD) no ensino superior de engenharia, incluindo a adoção de laboratórios virtuais. Realiza pesquisa conclusiva indicando que laboratórios desta natureza já existem, estes são apresentados e, não são impeditivos para a aprovação de cursos à distância. Conclui-se afirmando que o ensino da engenharia tem toda condição de ser ministrado por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD) com a aplicação dos laboratórios virtuais.
     
    Abstract : The primary factor in the teaching of any engineering course is the use of laboratories, which, in most courses, and the requirement of Education bodies, should be face. With the advent of internet and with technological advances, it has all the conditions to transform classroom laboratories in virtual labs, enabling the economy and increasing the number of vacancies for engineering courses. Distance education is already a reality in the world and Brazil in the field of Education and Social Sciences, beginning to expand to other areas, such as for health, through the Pharmacy course, including the adoption practical labs. This article analyzes the discussion about the possibility of using distance learning in higher education of engineering, including the adoption of virtual labs. Performs conclusive research indicating that laboratories of this kind already exist, they are displayed, and are not hindering the adoption of distance learning courses. We conclude stating that the engineering education has every condition to be taught through the Distance Learning System (DL) with the application of virtual laboratories.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51255
    Collections
    • Engenharia da produção [76]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV