dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmidt, Marja Maria Faustino | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T13:39:04Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T13:39:04Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51253 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois sua trajetória está pautada em idas e vindas dentro do currículo. Frequentemente defendem o ensino de filosofia a partir de duas finalidades: garantir o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e assegurar uma interlocução entre as diversas disciplinas. Com o seu retorno surgem indagações sobre sua importância e qual a função desta disciplina nesta etapa de ensino. Esta pesquisa tem a finalidade de apresentar qual o papel do ensino de filosofia no ensino médio e destacar quais são os objetivos legais e as contribuições desta disciplina para a formação e a preparação dos alunos para a cidadania. A metodologia adotada neste trabalho foi norteada pela pesquisa bibliográfica, que viabilizou a aprendizagem, a pesquisa, a observação e a reflexão sobre o tema investigado. O presente estudo concluiu que a filosofia contribui de forma significativa na formação dos alunos de ensino médio, quando cumpre sua especificidade que é romper com o senso comum e com o dogmatismo, subsidiando a iniciação do debate, a crítica, e a reflexão. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |