• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - MARJA MARIA FAUSTINO SCHMIDT.pdf (616.8Kb)
    Date
    2015
    Author
    Schmidt, Marja Maria Faustino
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    Estudantes - Aprendizagem
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois sua trajetória está pautada em idas e vindas dentro do currículo. Frequentemente defendem o ensino de filosofia a partir de duas finalidades: garantir o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e assegurar uma interlocução entre as diversas disciplinas. Com o seu retorno surgem indagações sobre sua importância e qual a função desta disciplina nesta etapa de ensino. Esta pesquisa tem a finalidade de apresentar qual o papel do ensino de filosofia no ensino médio e destacar quais são os objetivos legais e as contribuições desta disciplina para a formação e a preparação dos alunos para a cidadania. A metodologia adotada neste trabalho foi norteada pela pesquisa bibliográfica, que viabilizou a aprendizagem, a pesquisa, a observação e a reflexão sobre o tema investigado. O presente estudo concluiu que a filosofia contribui de forma significativa na formação dos alunos de ensino médio, quando cumpre sua especificidade que é romper com o senso comum e com o dogmatismo, subsidiando a iniciação do debate, a crítica, e a reflexão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51253
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV