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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorLupepso, Marinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-23T17:26:36Z
dc.date.available2021-04-23T17:26:36Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51133
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa procurou desenvolver um estudo sobre o estado da arte da educação a distância (EaD) no Brasil no período de 2006 a 2012. Fez-se inicialmente um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de educação a distância e o panorama histórico no Brasil e no mundo. Os principais autores utilizados para este momento do estudo foram: Moran (2009), Rodrigues (1998), Sá (2003, 2007,2009, 2010) Saraiva (2006) e Sousa (1996). Em seguida, deu-se sequência ao estudo bibliográfico do estado da arte a partir das pesquisas registradas no banco de dados de Teses e Dissertações publicadas pela biblioteca virtual da UNICAMP na área da Educação que compreendem o período de 2006 a 2012. No levantamento inicial foram encontradas 3014 teses e dissertações publicadas na biblioteca virtual da Faculdade de Educação. Em seguida, fez-se a seleção utilizando a palavra-chave "distância" e esse número foi reduzido para 22 (vinte e duas) pesquisas. Dentre essas pesquisas selecionaram-se apenas as que foram publicadas no período de 2006 a 2012, chegando-se ao número final de 12 (doze) documentos para análise. Ao todo foram analisadas 06 (seis) teses e 06 (seis) dissertações, seguindo os passos apontados por Severino (2007). Na sequência, realizou-se a análise dos resumos, introduções e conclusões das pesquisas selecionadas. A partir dessas análises fez-se um breve resumo e categorização dos temas centrais de cada pesquisa. Constatou-se que as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e a formação de professores foram, respectivamente, os temas mais explorados pelos autores. Em relação às TIC, detectou-se que 07 (sete) pesquisas analisadas abordavam discussões sobre essa temática, seja de maneira direta ou indireta como, por exemplo, os impactos das TIC na educação; as TIC e os processos de interação e a relação do uso das TIC na formação de professores. O segundo tema mais abordado foi a formação de professores, discutido em 06 (seis) pesquisas. Pontos como: as necessidades e dificuldades encontradas pelos professores; precariedade de infraestrutura nas escolas e os principais desafios encontrados na formação docente foram tópicos bastante criticados e discutidos. Detectou-se a forte relação entre os dois assuntos mais discutidos nas pesquisas, pois, em muitos momentos as TIC e a formação de professores foram abordadas pelos autores de forma integrada. Os resultados "positivos" obtidos neste estudo, após as análises realizadas, foram: a democratização do acesso à educação por meio da EaD, a importância dos processos de interação e de um trabalho multidisciplinar e a expansão em cursos de formação de professores para o uso das TIC. Em relação às dificuldades relatadas e os pontos conflitantes detectados nas pesquisas estudadas, pode-se destacar: o processo de avaliação pode ser utilizado como instrumento de poder e ameaçador, bem como, pode ser concebido como um processo de retroalimentação ao processo de ensino e aprendizagem e revisão da proposta pedagógica. O comportamento dos alunos no ambiente virtual foi outro ponto conflitante, pois, em algumas pesquisas demonstravam-se tímidos e acanhados, e, em outras pesquisas demonstravam-se mais participativos e envolvidos, dependendo da metodologia e dos recursos utilizados e da atuação e incentivo dos tutores e professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research sought to develop a study on the state of the art of the distance education in Brazil from 2006 to 2012. There was initially a literature on the concepts of distance education as well as historical panorama in Brazil and worldwide. The main authors for this part of the study were: Moran (2009), Rodrigues (1998), Sá (2003, 2007, 2009, 2010), Saraiva (2006) and Sousa (1996). Afterwards the bibliographical study of the state of the art was initiated from registered research in the database of Theses and Dissertations published by the virtual library of UNICAMP in Education, which span the period from 2006 to 2012. In the initial survey 3014 theses and dissertations were found in the virtual library of the Faculty of Education. Then a selection was made using the keyword "distance" and that number was reduced to 22 (twenty-two) publications. Among these studies we selected only those published in the period of 2006 to 2012, reaching the final number of 12 (twelve) documents for review. Altogether 06 (six) were analyzed theses and 06 (six) dissertations, following the steps mentioned by Severino (2007). As a result, there was an analysis of the abstracts, introductions and conclusions of the selected studies. From these analyzes a brief summary and categorization of the central themes of each research was made. It was found that the information and communication technologies (ICT) and teacher training were, respectively, the themes most explored by the authors. In relation to ICT, it was found that 07 (seven) papers analyzed approached discussions on this topic, whether directly or indirectly, for example, the impact of ICT in education, ICT and the processes of interaction and relationship between the use ICT in teacher education. The second issue was addressed to teacher training, discussed in 06 (six) researches. Points such as the needs and difficulties encountered by teachers; precarious infrastructure in schools and the main challenges encountered in teacher training, were widely criticized and discussed topics. Noted the strong relationship between the two most discussed topics in research, as in many moments ICT and teacher training were addressed by the authors in an integrated manner. The "positive" results obtained in this study, after analyzes were: the democratization of access to education through distance learning, the importance of the interaction and a multidisciplinary processes and expansion in training courses for teachers in the use of ICT. Regarding the reported difficulties and conflicting points detected in the studied surveys, we can highlight: the evaluation process can be used as an instrument of power and threatening, and can be conceived as a process of feedback to the process of teaching and learning and revision of the educational proposal. The behavior of the students in the virtual environment was another conflict, because in some researches showed up shy and timid, and other research showed to be more participatory and involved, depending on the methodology used and the resources and the expertise and encouragement of tutors and teachers.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (148 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância no Brasil : um panorama do estado da arte no período de 2006 a 2012pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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