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dc.contributor.advisorGobbi, Eduardo Felgapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solopt_BR
dc.creatorLopes, Maria Renata de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T17:07:32Z
dc.date.available2022-11-11T17:07:32Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/510
dc.descriptionOrientador: Eduardo Felga Gobbipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Agrárias, Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias do Solo. Defesa: Curitiba, 2003pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Qualidade e sustentabilidade ambientalpt_BR
dc.description.abstractResumo: As rodovias são entes modificadores do ambiente, seja por sua própria natureza, seja pelos impactos inerentes à sua construção e operação, ou seja, ainda, pelas melhorias nos equipamentos sociais que trazem consigo. Com o advento da lei de crimes ambientais e outras leis específicas, a necessidade de recuperação dos passivos ambientais e a reintegração das mesmas ao meio ambiente, tornou-se premente. A partir das situações encontradas na rodovia PR-405, trecho Cacatu - Guaraqueçaba, verificou-se a necessidade de propor e aplicar uma técnica que analisasse a qualidade da mesma ao reconhecer as particularidades do extenso leque de interações sociais e ambientais existentes na região de seu entorno. Por outro lado, como as áreas de entorno da rodovia são protegidas legalmente, como Área de Proteção Ambiental e inseridas no bioma da Mata Atlântica admitiu-se, inicialmente, que se tratasse de uma estrada ambientalmente correta. Neste contexto, aplicou-se a técnica que tem por intuito levantar a situação das obras rodoviárias existentes, em termos de sua compatibilidade com o ambiente natural por meio de cruzamento de dados, a partir de pesquisas in loco e dados bibliográficos. Como resultado do conhecimento obtido do exame do conjunto " rodovia - áreas non aedificandi - populações lindeiras - histórico de ocupação - evolução do crescimento urbano - recursos naturais" - foi possível concluir, em caráter geral, que essa técnica pode ser utilizada como uma ferramenta interessante no gerenciamento de decisões, em esferas administrativas e, em particular, que diferentemente do que se supunha, a PR-405 deve ser entendida como um "ente de ligação" e que, por este fato, há que se considerar a necessidade de reduzir os desvios existentes nos limites do modal e tratá-la com a importância devida à manutenção das Unidades de Conservação transpassadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Road making causes environmental changes, because of engineering works and impacts inherent to construction and, again, because of the resultant accessibility improvement and facilities. With the incoming of the Environmental Crime law and other specific ones, the environmental passive of roads, became the focus of restoration and integration in the landscape. From observed situations, it was evident, the necessity of to propose and apply a method that could access the quality around the PR-405 road, stretch Cacatu- Guaraqueçaba (studied stretch), in terms of knowing the extensive fan of social, historical and environmental interactions, existing in the region. Otherwise, since the involving area is a legally protected one, as an Environmental Protected Area, it was admitted that the road was an "environmental correct" one. In this context, a methodology that searches establish compatibility between the existing road end the environment, was applied, using originally obtained and secondary data. The results show that, in general, the methodology is an available tool to auxiliate the management in technical-administrative decisions and, in particular, unlikely supposed, the PR 405 is a "link being" and we must reduce the existing "short cuts" and see the stretch as fundamental, to the maintenance of the cut Conservation Unities.pt_BR
dc.format.extent130f. : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf text/plainpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRodovias - Construção - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleA incorporaçao de conceitos ambientais ao meio rodoviário : proposta de índices para levantamento da qualidade de equipamentos em seu ambiente de inserçao e análise da ocupaçao do leito estradal PR-405 trecho Cacatu-Guaraqueçabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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