Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Joana Darc Freitas ept_BR
dc.contributor.otherCrozeta, Karla, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T19:54:18Z
dc.date.available2021-04-27T19:54:18Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51092
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Karla Crozeta Figueiredopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo objetivou levantar os fundamentos legais da educação a distância no Brasil, apresentar as características dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem e, identificar os parâmetros legais para implantar cursos de graduação em enfermagem a distância. Por meio desta modalidade, acredita-se que técnicos e auxiliares de enfermagem possam ingressar em um curso de graduação em enfermagem. Para tanto, esse estudo surgiu da inquietação de demonstrar como a EaD possibilita a democratização do acesso ao conhecimento para esses profissionais, repercutindo num atendimento de saúde a população, com ética, eficiência, livre de imperícias e imprudências. O que facilita a realização de uma graduação a distância, é que, os acadêmicos poderão, em seu domicílio, estudar, conhecer, obter uma formação mais especializada, para atender aqueles que dele necessitarem, com conhecimento fundamentado, eficiência e ofertando melhor qualidade de vida para a população que utiliza os serviços de saúde. A metodologia adotada foi à revisão narrativa de literatura. As etapas adotadas foram as seguintes: a escolha do tema; o levantamento bibliográfico preliminar para a formulação do problema; a elaboração do pré-projeto do assunto; a pesquisa das fontes; a leitura do material; a seleção e organização do tema; e finalmente a redação do texto. A pesquisa das fontes envolveu documentos, leis e diretrizes da educação, livros, jornais e revistas especializadas, englobando especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para os cursos de graduação em Enfermagem, legislação para o ensino a distância no Brasil, Resoluções e Minutas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), disponibilizados em sites, livros, revistas, periódicos e jornais de grande circulação. Ao se considerar a realização de um curso com características nas quais os alunos, tutores, professores e toda equipe envolvida estejam separadas fisicamente, mas que mantenham contatos virtuais utilizando-se de tecnologias que permitam essa interação e comunicação constata-se que, nos termos da lei, não há nada que impeça que o mesmo seja feito na forma do ensino a distância, desde que sejam cumpridos os requisitos para o curso, conforme as Diretrizes e Bases da Educação dos cursos de Enfermagem regulamentadas pela Resolução 03/2001.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study aimed to raise the legal fundamentals of distance education in Brazil, to present the characteristics of pedagogical projects of undergraduate courses in Nursing and identify the legal parameters for deploying undergraduate nursing distance education courses. Through this modality, it is believed that technicians and nursing assistants can enroll in an undergraduate degree in nursing. Therefore, this study arose from the concern to demonstrate how the de allows the democratization of access to knowledge for these professionals, resulting in a health care to the population, with ethics, efficiency, free from incompetence and carelessness. What facilitates the realization of a distance undergraduate degree, is that academics may at his own residence, study, learn, get more specialized training, to cater for those who need it, with reasoned knowledge, efficiency and offering better quality of life for the population using health services. The methodology adopted was the narrative review of the literature. The steps taken were: the choosing of topic, the the primary bibliographical survey for the problem formulation, the preparation of pre-project issue; sources research; reading the material, the selection and arrangement of the theme, and finally the essay writing. The sources research involved documents, laws and guidelines of education, books, newspapers and specialized magazines, covering specifically the Law of Guidelines and Bases of Education for undergraduate courses in Nursing, legislation for distance education in Brazil, Resolutions and Minutes from Federal Nursing Council (COFEN), available on websites, books, magazines, periodicals and newspapers of general circulation. When considering the implementation of a course with characteristics in which students, tutors, teachers and all staff involved are physically separated, but remain virtual contacts using technologies that allow this interaction and communication it is noted that, pursuant to law, there is nothing to prevent it to be done in the form of distance education, as long as requirements are fulfilled for the course, according to the Guidelines and Bases of Education of the Nursing regulated by Resolution 03/2001.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (31 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAuxiliares de enfermagempt_BR
dc.titleO ensino a distância aplicado à enfermagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples