Mostrar registro simples

dc.contributor.authorConceição, Daniele Priscila dapt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherMachado, Nathália Savione, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T17:27:27Z
dc.date.available2021-08-12T17:27:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51053
dc.descriptionOrientadora : Profª Dra Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Esp. Nathália Savione Machadopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A genética é uma ciência jovem que trata de elucidar fatores como: hereditariedade (características transmitidas de pais para filhos), constituição do material genético e consequentemente as semelhanças e variações entre os indivíduos. Apesar de ser constantemente citada na mídia através de temas populares como teste de paternidade, clonagem e alimentos transgênicos a compreensão e entendimento dessa disciplina ainda é um grande desafio para os educadores, uma vez que, a carência de conhecimentos básicos por uma formação insuficiente agrava a dificuldade de aprendizagem. Nos últimos anos muitas ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas, dentre elas a internet vem revolucionando o cotidiano da população difundindo conhecimento e informação e, sendo bem aplicada, pode ser uma excelente ferramenta para o ensino, um bom exemplo disso é a Educação a Distância (EaD) que é uma modalidade de ensino mediada por tecnologia onde barreiras como tempo e distância são superadas através de plataformas de ensinoaprendizagem onde o aluno pode interagir com tutores e professores mesmo sem estarem fisicamente presentes democratizando, dessa forma, o ensino que pode ser estendido além das barreiras físicas da instituição. Uma das possibilidades possíveis de serem aplicadas para suprir a dificuldade de aprendizagem em genética é a utilização de recursos disponíveis na internet e a partir dessas demandas e possibilidades a proposta do trabalho foi realizar um levantamento, através de pesquisar em artigos científicos, e relacionar as principais dificuldades de ensino com as possibilidades de aprendizagem por meio de materiais disponibilizados na internet através de um plano de estudo dirigido, sendo possível organiza-lo em forma de um curso online. Com base nas pesquisas foi observado que apesar de apresentar um conhecimento prévio sobre o assunto ocorre a falta de entendimento de conceitos básicos: a relação gene/cromossomo e a finalidade dos processos de herança, mitose e meiose, com base nisso foi elaborada um plano de seis aulas, com materiais disponíveis na internet, sendo utilizado vários recursos como vídeos, objetos de aprendizagem, glossário, textos, imagens e animações que podem ser trabalhados futuramente e organizado em formato de curso em plataformas de EaD.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Genetics is a young science that deals with elucidating factors such as heredity (characteristics passed on from parents to children), incorporation of genetic material and consequently the similarities and variations between individuals. Despite being constantly quoted in the media through popular topics like paternity testing, cloning and trangenic food in appreciation and understanding of this discipline is still a challenge for educators, since the lack of basic knowledge by inadequate training worsens learning disability. In recent years many technological tools have been developed, among which the Internet is revolutionizing the daily of the population and disseminating information and knowledge, being well applied, can be an excellent tool for teaching, a good example is the Distance Education (DE) which is a form of technology-mediated education where barriers such as time and distance are overcome by providing platforms for teaching and learning where the student can interact with tutors and teachers even without being physically present democratizing thus teaching that can be extended beyond physical barriers of the institution. One of the possible chances of being applied to address the difficulty of learning is the use of genetic resources available on the Internet and from these demands and possibilities of the proposed work was to conduct a survey through search of scientific articles, and relate the main difficulties teaching with learning opportunities through materials available on the Internet through a directed study plan, and can be organize it in the form of an online course. Based on the research it was observed that despite having prior knowledge on the subject is the lack of understanding of basic concepts: the ratio gene/chromosome and purpose of the processes of inheritance, mitosis and meiosis, it was based on a plan drawn six classes with materials available on the internet, being used multiple resources such as videos, learning objects, glossary, texts, images and animations that can be worked in the future and organized format course platforms DE.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (38 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem da genética : conceitos básicos e de técnicas moleculares através de materiais disponibilizados via webpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples