dc.contributor.advisor | Dias, Aline da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Leonardo Erzinger Varela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T19:03:35Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T19:03:35Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51021 | |
dc.description | Orientadora: Aline Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e nos convida a reflexão no âmbito pessoal tanto quanto no social. Diante disso, trabalharei o tema do esclarecimento tendo como ponto de partida a realidade dos alunos do ensino médio e farei uma reflexão sobre as contribuições que Kant pode oferecer com suas ideias a respeito da educação. Aplicarei e atualizarei o texto sobre o Esclarecimento para o contexto e realidade dos alunos de Filosofia do Ensino Médio. Trabalharei essa questão analisando o contexto, as condições e os empecilhos que fazem parte da vida do aluno. O trabalho foca primeiramente Kant e a educação seguido por sua influência no ensino da filosofia no ensino médio. Demonstrarei de que modo seu pensamento pode contribuir na formação dos alunos e explicando como a filosofia pode exercer um papel importante na vida dos alunos possibilitando um conhecimento mais profundo sobre o mundo e sobre si mesmos. A inclusão do pensamento kantiano em um contexto atual assim como caminhos e pistas que podem ajudar a filosofia no ensino médio a se consolidar como uma disciplina chave no processo acadêmico do aluno também são colocadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | pt_BR |
dc.title | Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |