Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Valdinéa Pereira dept_BR
dc.contributor.otherKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T16:14:33Z
dc.date.available2020-01-10T16:14:33Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51016
dc.descriptionOrientadora : Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa aborda o tema Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: uma reflexão sobre a prática educativa em dois Centros Municipais de Educação Infantil ( CMEIs ) do município de Colombo no Paraná. Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel do professor na produção escrita da criança de Educação Infantil conceituando alfabetização e letramento e discutindo práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral e a linguagem escrita tendo como base teórica os autores: BAPTISTA (2010); BRITTO (2005); SOARES (2004; 2011; 2012); FERREIRO (2011); TFOUNI (2006); KRAMER (2001) e os documentos elaborados pelo Ministério da Educação - MEC (BRASIL 1998; 2006; 2009; 2010). O foco da pesquisa foi as práticas pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil voltadas para a linguagem oral e escrita. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevista e questionários. Os profissionais foram observados no ano letivo de 2012 em visitas periódicas. Após análise dos dados, observa-se que o trabalho com a linguagem escrita tem a intenção de domínio do código escrito e de sua transcrição, que as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambos os CMEIs são, na sua maioria, de aspectos mecânicos da alfabetização desprovidos do letramento e desconsideram os eixos norteadores da Educação Infantil: as interações e as brincadeiras.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação infantil : uma reflexão sobre a prática educativa em dois centros municipais de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples