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dc.contributor.advisorCapello, Maria Adriana Camargopt_BR
dc.contributor.authorMendes, Kleber Fabio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T13:15:42Z
dc.date.available2021-02-11T13:15:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51012
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Adriana Camargo Cappellopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes na realidade educacional brasileira, pois as aulas de filosofia a retornam a grade curricular em tempos desafiadores. O estudo da filosofia será o tema gerador de todo este artigo e a interação do seu ensino. Apresenta-se as diversas estratégias como instrumentos para a educação que são os instrumentos utilizados como interação e forma de ensino aprendizagem de educador e educandos, sendo espaço de debate, em uma técnica de aprendizagem em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, através dos mais diversos instrumentos ensino e aprendizagem, que vem garantir a aproximação em um processo de cooperação e implantação do ensino de filosofia. Tal condição para a educação nos mais diversos segmentos que visam educar, planejar, sistematizar e organizar para combater de falta de acesso e estimulo vivenciada por educandos e educadores nas situações de negação de direito a educação de qualidade, sendo transmitido os conhecimentos na realidade brasileira para uma educação utilitarista É através de tais metodologia que professores e alunos realizam suas práticas de ensino e aprendizagem. O educando precisa ser comprometido com os seus processos de ensino e o educador deve buscar promover e estimar o ensino dos sujeitos que se dispões a estudar filosofia como instrumento de autonomia para os sujeitos críticos de uma sociedade que reflete.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectEstudantes - Aprendizagempt_BR
dc.titleFilosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadorapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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