dc.contributor.advisor | Capello, Maria Adriana Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Kleber Fabio de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T13:15:42Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T13:15:42Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51012 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Adriana Camargo Cappello | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes na realidade educacional brasileira, pois as aulas de filosofia a retornam a grade curricular em tempos desafiadores. O estudo da filosofia será o tema gerador de todo este artigo e a interação do seu ensino. Apresenta-se as diversas estratégias como instrumentos para a educação que são os instrumentos utilizados como interação e forma de ensino aprendizagem de educador e educandos, sendo espaço de debate, em uma técnica de aprendizagem em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, através dos mais diversos instrumentos ensino e aprendizagem, que vem garantir a aproximação em um processo de cooperação e implantação do ensino de filosofia. Tal condição para a educação nos mais diversos segmentos que visam educar, planejar, sistematizar e organizar para combater de falta de acesso e estimulo vivenciada por educandos e educadores nas situações de negação de direito a educação de qualidade, sendo transmitido os conhecimentos na realidade brasileira para uma educação utilitarista É através de tais metodologia que professores e alunos realizam suas práticas de ensino e aprendizagem. O educando precisa ser comprometido com os seus processos de ensino e o educador deve buscar promover e estimar o ensino dos sujeitos que se dispões a estudar filosofia como instrumento de autonomia para os sujeitos críticos de uma sociedade que reflete. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |