Práticas pedagógicas de trabalho com relações etnicoraciais na educação infantil
Resumo
Resumo : Neste trabalho de pesquisa, foram analisadas as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei n.10639/03 em uma instituição da educação infantil de Pinhais (cidade da área metropolitana de Curitiba). A pesquisa se orientou inicialmente para uma atualização local de estudo coordenado na Região Sul pelo Professor Paulo Vinícius Baptista Silva, que participou da pesquisa "Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10639/03" e a resolução do Conselho Nacional de educação n. 01/2004 realizada entre fevereiro e dezembro de 2009. O objetivo da pesquisa foi mapear e avaliar as práticas pedagógicas da educação das relações étnico-raciais desenvolvidas em Pinhais/PR, de acordo com a Lei 10.639/03 a fim de perceber a efetividade dessas práticas. O encaminhamento metodológico que tem caráter qualitativo, descritivo, e interpretativo. Como estratégia de investigação, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com as devidas autorizações dos entrevistados, análise documental e observações em campo. Os instrumentos que foram utilizados tanto para as observações, quanto para as entrevistas, os quais foram adaptados da pesquisa nacional. A primeira parte deste trabalho consta de uma reflexão acerca da Lei 10639/03 e a educação infantil, tendo como base os artigos, dissertações, teses e outros documentos pertinentes à temática. O referencial teórico se fundamenta nos estudos de Gomes, Rosemberg, Cavalleiro, Munanga, Silva, Bento que abordam o tema étnico-racial na educação infantil. Na segunda parte da pesquisa apresenta-se uma Revisão de literatura focando nos eixos literatura infanto-juvenil e arte, Formação profissional; resultados e análises das entrevistas; observações e as práticas pedagógicas no CMEI em estudo. Através da pesquisa observou-se um avanço na implementação de práticas pedagógicas voltadas para a educação da relações étnico-raciais no município de Pinhais, porém também se observa que há necessidade de uma maior discussão a respeito da temática na educação infantil, pois ainda são tímidos os trabalhos realizados nessa área.