dc.contributor.author | Prado, Vinícius, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Tavares, Taís Moura, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T14:13:21Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T14:13:21Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50916 | |
dc.description | Orientadora : Tais Moura Tavares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A década de 90 representa um período de grandes mudanças nas concepções do sindicalismo brasileiro, aos poucos vai se perdendo o caráter de contestação ao sistema capitalista, e o de luta pela liberdade e emancipação da classe trabalhadora, e vai tomando conta do sindicalismo uma concepção de conciliação com o capital, mudando o foco da luta para questões imediatas e materiais. Neste contexto é que ocorrem as transformações que influenciam a atual conjuntura da política da Central Única dos Trabalhadores e da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná. O objetivo deste trabalho foi o de, a partir de análise do jornal oficial do sindicato o "30 de Agosto", analisar a atuação e os posicionamentos da APP - sindicato frente as políticas educacionais do dois primeiros anos do Governo Beto Richa (2011 – 2012), e verificar em que medida estes posicionamentos e ações se aproximam mais de uma concepção revolucionária ou reformista de sindicato. O trabalho aponta para um complexa conjuntura, onde na dinâmica da luta sindical, em certos momentos e pontos, a concepção sindical vai se mostrar mais próxima de um ou de outro modelo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The 90s is a period of great change in conceptions of Brazilian unionism gradually weakens the character of challenge to the capitalist system , and the struggle for freedom and emancipation of the working class , and that takes account of unionism a conception of reconciliation with capital, shifting the focus of the struggle for immediate and substantive issues . This context is that transformations occur that influence the current situation of the Central Workers policy and APP - Union of Workers in Public Education of the State of Paraná . The aim of this study was to , from analyzing the official journal of the union " August 30 " , to analyze the performance and positioning of APP - union forward the educational policies of the first two years of the Government Beto Richa ( 2011-2012 ) , and check to what extent these positions and actions are closer to a revolutionary or reformist conception of union . The work points to a complex environment , where the dynamics of union struggle at times and points , union design will show closer to one or another model. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Sindicalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Entre o Reformismo e o Revolucionário : uma análise da atuação da APP - Sindicato frente as políticas do governo Richa (2011 - 2012) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |