dc.contributor.author | Toniolo, Thiago Augusto Moreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T17:43:17Z | |
dc.date.available | 2020-01-21T17:43:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50912 | |
dc.description | Orientadora : Noela Invernizzi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho consiste em uma aproximação inicial ao tema da educação científica na escola pública contemporânea e suas relações com a reprodução e transformação das estruturas sociais em que está inserida. Para tanto, nos utilizamos de uma revisão bibliográfica e de uma análise documental complementar. Neste caminho, emprestamos elementos das obras de John Bernal, Antonio Gramsci, Louis Althusser e Paulo Freire, explorando conflitos e convergências que nos guiaram na intenção de aprofundar criticamente a temática CTS – ciência, tecnologia e sociedade - na educação. No processo percebemos que a dialética histórica integra elementos aparentemente distintos, como formação social, conhecimento científico e produção tecnológica em um complexo único. As contradições inerentes a esta totalidade ocupam mesmo os espaços estatais da escola pública, criando freixos manifestação de práticas libertadoras, mesmo que em caráter secundário. Ao final, orientados pelo horizonte de transformação social, apresentamos caminhos que possam colaborar com a formação de práxis emancipatórias em educação científica na escola pública básica brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 77 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Ciência e tecnologia na escola pública básica : reprodução ou transformação social? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |