A filosofia como potencializador no processo de alfabetização
Date
2013Author
Lima, Miriam Martins de
Metadata
Show full item recordSubject
Educação - FilosofiaEducação de crianças
Literatura infantojuvenil
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: A proposta dessa monografia tem como objetivo desenvolver com os alunos do Ensino Fundamental nas séries iniciais a abordagem das temáticas da Filosofia – a Ética e a Estética, a partir de histórias da Literatura Infantil. Os elementos referentes a essas temáticas presentes nas histórias infantis serão abordados à luz dos referenciais teóricos apresentados nesse trabalho. A Ética tem como direcionamento as perspectivas de Aristóteles, Kant, Rawls e Canto-Sperber. A temática da Estética tem como referencial Hume, Kant e Aristóteles. A partir do pensamento desses autores, bem como da perspectiva de educação Grega, e de autores como Heidegger, Lipman, Splitter, Pinheiro e Pegoraro percebe-se a relevância de se trazer a Filosofia para as séries iniciais com o objetivo de desenvolver da capacidade de pensar, de dialogar e de estabelecer relação entre o pensamento e a linguagem escrita. Nessa forma de abordagem a concepção de educação também alcança uma dimensão maior a partir da perspectiva de Educação Grega que tinha como meta a formação do cidadão ético e político. A Filosofia configura-se dessa forma como potencializador para os alunos e professores, e como via possível de desenvolvimento efetivo das propostas educacionais das Diretrizes e Parâmetros Curriculares. Abstract: The purpose of this monograph aims to develop with elementary school students in the early grades to approach the themes of Philosophy - Ethics and Aesthetics, from stories of Children's Literature. The elements related to these themes present in the children’s stories will be addressed in the light of the theoretical framework presented in this work. Ethics has as directing prospects of Aristotle, Kant, Rawls and Canto-Sperber. The theme of Aesthetics has as referential Hume, Kant and Aristotle. At the thought of these authors, as well as the prospect of Greek education, and authors such as Heidegger, Lipman, Splitter, Pinheiro and Pegoraro realizes the importance of bringing philosophy to the first grades with the goal to develop the ability to think, talk and to establish a relation between thought and written language. In this form of approach, the conception of education also reaches a larger size from the perspective of Greek Education which had as a goal the education of the ethical and political citizen. Philosophy is defined this way as an enhancer for students and teachers, and as a possible way of effective development of educational proposals and Curriculum Guidelines.