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    A práxis incorporada nas proposições acadêmicas relacionadas à formação inicial do educador popular : uma análise dos trabalhos da ANPED (Associação Nacional de Pós Graduação em Educação)

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    R - E - MARILIA PEREIRA ROSA.pdf (1.133Mb)
    Date
    2014
    Author
    Rosa, Marília Pereira
    Metadata
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    Subject
    Professores - Formação
    Educação popular
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Este trabalho trata da investigação sobre a formação inicial de professores, especificamente como tem sido tratada a relação entre teoria e prática nestes processos formativos na produção acadêmica atual nos encontros anuais da ANPED (Associação Nacional de Pós Graduação em Educação). Buscamos analisar qual base teórico-metodológica e a predominância epistemológica hegemonicamente defendida nas produções do período entre 2002 a 2012, particularmente no que se refere à incorporação da práxis nesta formação, bem como identificar a existência de proposições que defendessem uma formação sólida cientificamente, e que fosse epistemologicamente ancorada na relação dialética entre teoria e prática – práxis. Nesta trajetória, procuramos, assumir uma postura dialética, ancorada no materialismo histórico para a análise do fenômeno em investigação, apesar das leituras ainda iniciais de autores desta vertente teórico-metodológica. Isto implica numa compreensão histórica e não linear e sim sistêmica da realidade objetiva que cerca tal questão. Assim, para tal análise, categorias básicas do marxismo como totalidade, contradição, mediação e práxis nortearam a pesquisa, visando uma leitura que superasse a realidade imediata e aparente na formação do educador popular. Do levantamento realizado foram selecionados 41 trabalhos que atendiam aos critérios da pesquisa, as quais foram lídos em sua íntegra e, posteriormente, analisados. Os resultados da análise apontam que há a intenção de trabalhar com a práxis, porém, a empiria aponta para uma complexa gama de influências epistemológicas que não direciona para tal concepção de formação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50881
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [98]

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