• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - JOSMAR DE JESUS BATISTA.pdf (819.1Kb)
    Date
    2015
    Author
    Batista, Josmar de Jesus
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    Educação de adultos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já inseridos no mercado de trabalho. Este dado por si só já nos remete a uma das especificidades da EJA - uma modalidade de ensino composta por jovens e adultos que por diversos motivos não concluíram sua escolarização do Ensino Médio no tempo considerado e instituído como o "normal". A proposta do presente trabalho é analisar o ensino de filosofia na EJA a partir da problematização de seu ensino e da sua organização na grade curricular e Diretrizes, tendo como pressuposto um conceito de filosofia que se caracteriza por trabalhar a autonomia e buscar a emancipação dos sujeitos. A fundamentação teórica no trato com a caracterização da EJA tem como referencias Miguel Gonzáles Arroyo, o qual discute o campo da EJA como campo de direitos, e a educação transformadora na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, que a partir da politização nos fornece a base para pensar sobre o ensinar ou mesmo pautar nossas ações pedagógicas. Por fim, depois da exposição dos vários problemas do atual ensino de filosofia na EJA, apresentamos uma proposta metodológica que relaciona os conteúdos estruturantes entre si, o que, a nosso ver, viabiliza um ensino menos fragmentado por propor um trabalho do pensamento nas diversas áreas ou campos filosóficos (ética, lógica, política, estética, etc.).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50867
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV